Desde novembro de 2018, o Conselho Federal de Psicologia autorizou o atendimento psicológico online no Brasil. Em alguns outros países, essa modalidade ocorre a muito mais tempo, desde o ano 2000 por exemplo.
O funcionamento da terapia online se dá com o contato feito à distância através da internet entre psicoterapeuta e cliente, tendo os mesmos objetivos que qualquer tipo de terapia realizada presencialmente.
Ela funciona por meio de vídeo-chamadas, que podem ser feitas via celular, computador ou tablet, através do uso de ferramentas específicas. No caso eu utilizo majoritariamente o Google Meet, e na impossibilidade deste, utilizo o Whatsapp ou o Skype.
A terapia online é uma forma de tratamento terapêutico com a mesma eficácia e benefícios do acompanhamento psicológico presencial, pois um dos fatores determinantes para o sucesso do processo terapêutico, o vínculo entre terapeuta e cliente, pode ser estabelecido em ambos os formatos.
Além disso, para que seja possível participar de uma sessão de psicoterapia online, é necessário que o cliente tenha um dispositivo com ótima conexão à Internet, e durante a sessão, possa estar em um espaço seguro, onde possa ter privacidade.
Recomenda-se a utilização de fones de ouvido e estar em um ambiente privativo, que não tenha interferências externas, como circulação de outras pessoas, excesso de ruído ou animais de estimação. Também se faz necessário desconectar-se de redes sociais ou outros estímulos externos com o intuito de manter a concentração.